Entrevista

Tikai em entrevista ao TradiSom

Se perguntarem a alguém quem é João Pereira a pessoa pode não saber quem é mas se perguntar por Tikai já todos sabem dizer quem é.

João Pereira começou no teatro aos sete anos de idade no grupo teatral Boa Esperança em Santa Catarina e a sua paixão pelo teatro continuou quando veio para Portugal aonde  juntamente com o colega Sandro Veiga fundarão o grupo Associação Cultural Raiz de Cabo Verde em 2002 em Vialonga.  João ainda não era Tikai quando começou a trabalhar na construção civil de dia para depois frequentar a escola a noite. Quando chegou veio apenas com o 9º ano de escolaridade mas a sua persistência e luta fez dele um licenciado em Serviço Social (actualmente esta no mestrado em Ciências Politicas).
O grupo em Dezembro de 2011 lançou o seu ultimo DVD intitulada ‘Rapazinho Intentado’ baseada na música de Nha Nácia Gomi “Rapazinho bó é intentado”. O tema da peça é a gravides precoce visto que o primeiro DVD abordou o alcoolismo e o segundo as drogas.




Como começas-te a tua carreira teatral?
Comecei muito cedo, lembro-me que a minha primeira actuação ao público tinha eu sete anos de idade no grupo pioneiro do partido na minha zona Pedra Barro. Em 1994 fundei o grupo de teatro Boa Esperança onde estive até 2001 data que emigrei para Portugal. Em 2002 fundei o Grupo de teatro Raiz de Cabo Verde em Portugal.

O grupo para além do teatro faz outras coisas?
Sim, nomeadamente, dança, Batuque e Música e acção social.

Quem escreveu as três peças de teatro?
Todas peças são escritas por mim

Quem produz as vossas peças?
Sou eu, João Pereira

Esperavam ter tanto sucesso assim?
Não, como sabes na altura o teatro na Ilha de Santiago não tinha tanta adesão do público.

Inspiras-te em quem para fazer as duas personagens? Ou foi tudo de forma espontânea?
Tenho várias inspirações, cada personagem tem um bocado de muitas pessoas que eu conheço ou que vejo na rua.

Como esta o nosso teatro?
Penso que está num bom caminho, o que é preciso é ter mais condições materiais, financeiras, humanas dar mais oportunidades aos grupos de teatro e mais incentivos.

O que falta para colocarmos o teatro la riba?
Escola de teatro, mais espaços apropriados para actuar e mais respeito pelos atores.

Tiveram muitas dificuldades no primeiro DVD? Nomeadamente a sua realização e apoio?
Sim e continuamos a ter, porque ainda não conseguimos ter apoio suficiente para fazer um trabalho como esse.

O segundo foi mais fácil e teve mais apoio?
R: Foi mais fácil em termos de organização, mas em relação ao apoio foi o mesmo do que o 1º, nenhum, concretamente em relação a apoio oficial.

Quando lançaram o 1º DVD não tiveram medo da pirataria?
Claro que tivemos, como sabes a pirataria hoje é a o maior inimigo dos artistas da área musical e audiovisual.

Não da para fazer do teatro sua vida pois não?
Infelizmente ainda não por causa da pirataria e falta de apoio.

Porque o teatro em Cabo Verde tem tao pouca audiência comparado com outros países?
Porque ainda não há uma promoção suficiente nesta área e investimento nas infra-estruturas teatrais.

O que nos (todos os cabo-verdianos) devemos fazer para que o nosso teatro tenha mais valor?
Continuar a dar apoio moral aos Grupos, não comprar DVD pirata e ir ao teatro

O que falta no teatro cabo-verdiano?
Uma maior aposta e reconhecimento por parte das entidades oficiais.

Quem é que consideras o melhor actor (a) do teatro cabo-verdiano?
Isto é difícil de dizer, porque em Cabo Verde existem muitos actores bons.

Quem é a tua fonte de inspiração?
A sociedade Cabo-verdiana e a nossa Cultura

O primeiro DVD retractou o problema do alcoolismo, o segundo as drogas e o terceiro a gravides precoce mas muitos não levam a serio pois se trata de humor. Que conselho tem para pais de família e para os jovens?
Creio que, apesar de todas as peças serem comédias, as pessoas reconhecem a importância dos temas debatidos. O meu melhor conselho para pais e jovens é que vejam os teatros, reflictam nos problemas abordados e tenham em atenção que em todos eles, o que é realmente importante é o papel da família na educação para uma sociedade melhor.

About Unknown

2 comentários:

  1. desejo-te cada dia mas socesso ki deus te da ainda muito mas força e coragem para continuar na aria que gostas. enfim uma pessoa ki faz conhecer teatro cabo-verde no alto demençon tudo e força e coragem tambem perceverança, pessoal vamos fazer uma promesa de nunca fazer esse cultura descer para baixos, acontrario, mas ke vamos dar nossas contribuiçaes para ki sempre vai avança p'ra frence, estou a falar nao so da ajuda financiera mas tambem mural...kem concorda faz um sinal. obrigado a todos

    cicilia vicente

    ResponderEliminar
  2. Que deus vos ajudam muito e dao muita força por terem esforçados para agradar muitas pessoas e a vos mesmo, pelo vosso trabalho, eu adoro-vos porque voces sao bons actores teatrais, queria muito gravar um peça de teatro junto convosco e principalmente voce joao perreia, continuam a faser bom trabalho como aqueles que ja fizeram, mas o proximo quero ser um dos personagens deste teatro, eu adoroooooooooo teatro, ate estou a pensar criar um grupo de teatro mas nao sei...apesar da pirataria que esta a deficultar muito no mercado mas...forçam na mesma, voces sao maoir, estou convosco...

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.